O Brasil no ranking da corrupção

A organização Transparência Internacional divulgou hoje, em Berlim (Alemanha), o ranking anual de corrupção. O Brasil recebeu 3,7 pontos, em uma escala que vai de 0 a 10. Significa que subiu cinco posições e passou de 80º para o 75º lugar. Apesar da melhora, o país continua com uma imagem negativa, pertinho de países como Peru e Suriname. Em outras palavras: a situação da corrupção no Brasil ainda é muito parecida com a dos demais países da América Latina.

Nova Zelândia, Dinamarca, Cingapura, Suécia e Suíça ocupam as cinco primeiras posições do ranking. São os países com menor índice de corrupção.

O ranking é feito após  pesquisas de instituições confiáveis, com base na opinião de especialistas e empresários, que falam sobre suas percepções sobre a corrupção nos diversos países.

Dos 31 países pesquisados, 21 receberam pontuação abaixo de 5 e indicaram altos índices de corrupção. O Brasil está nesse grupo, o penúltimo na classificação geral. Nove países formam o clube dos países mais corruptos do planeta e não passaram dos 3 pontos, o que revela uma situação de corrupção fora do controle.

A TI afirma que o Brasil e outras economias líderes na América Latina, que deveriam dar exemplo de transparência, na verdade têm sua estrutura abalada por escândalos que envolvem suborno, desvio de dinheiro público e impunidade.

Anúncios

Tags:

Uma resposta to “O Brasil no ranking da corrupção”

  1. Corruptometro-brasil.com Says:

    3.7 de 10? não acredito. A corrupcao esta em todos os entes federativos. A gente so sabe dos casos maiores como mensalao, merendao… Imagina nas cidades pequenas como deve ser.

    http://www.corruptometro-brasil.com/
    Corruptômetro é um base de dados pública que registra todos as
    histórias de corrupção e desperdício no Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: