Vem aí a solução para as famílias da área da Codebar

Após 20 anos, finalmente parece estar próxima uma solução para as dez mil famílias que ocupam a área da Codebar (Companhia do Desenvolvimento de Barcarena).

Em uma reunião esta tarde no gabinete do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, parlamentares da bancada paraense acompanharam representantes da Associação dos Micro Produtores do Sítio Fazendinha e da ONG Mobilização pelo Desenvolvimento Social. Em pauta, uma série de reivindicações importantes para os moradores da área da Codebar, extinta há vinte anos.

A primeira reivindicação apresentada a Minc foi a suspensão das ações de reintegração de posse. A segunda foi a regularização da área fundiária ocupada pelas dez mil famílias.  Para esta segunda já há um resultado concreto: houve um entendimento de que o liquidante da Codepar repassará à Secretaria de Patrimônio da União (SPU), aos cuidados da Sra. Ana Túlia de Macedo, o levantamento geográfico e topográfico dos lotes para, no prazo máximo de 90 dias, estudar caso a caso (com a participação da bancada paraense) e finalmente concluir as ações que levarão à posse definitiva dos lotes. Portanto, dentro de três meses poderá chegar ao fim essa longa espera para mais de dez mil famílias.

Acredito que a Codebar já cumpriu a sua finalidade histórica no processo de implantação do distrito industrial de Barcarena. A área hoje ocupada por mais de dez mil famílias deve ser legalizada, com a máxima urgência, em favor dos moradores.

É uma questão de justiça para com a população e um desfecho digno para a companhia, que se encontra em liquidação.

Não pude ir à reunião por causa de um compromisso anteriormente confirmado, mas enviei meu assessor Jader Batista para acompanhar toda a reunião e deixar clara a minha opinião sobre o assunto (a explicitada acima).  Da bancada paraense estiveram presentes o senador Nery e os deputados Bel Mesquita e Zequinha Marinho.

Tags:

7 Respostas to “Vem aí a solução para as famílias da área da Codebar”

  1. ieda andrade Says:

    senhor deputado gostaria de saber como estar as negociações ai em brasilia pois e o ultimo leilão assim diz o sr. Belcko advogado deles dia 13/05/2010 e dia 05/06/2010 finalmente ela a codebar sairá de sena graças a Deus por favor nos ajude proucure saber com o Jader se realmente eles entregaram este levantamento para a sra. Ana Tulia pois por aqui esta complicado são tanto que querem ser o pai da menina agora! conto com sua preciosa atenção.

    • nilsonpinto Says:

      Olá Ieda, minha assessoria informou-me hoje que está se aguardando o levantamento da área de patrimônio, pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Tão logo houver novidades, colocarei aqui as informações.

    • nilsonpinto Says:

      Ieda, Jader Batista informou que o pessoal da Codebar já fez o levantamento e o processo está com a Dra. Ana Tulia para análise. Ela já recebeu, portanto, o processo. É preciso aguardar agora a manifestação da SPU.

  2. ieda andrade Says:

    Sr. Deputado tem como nos passar este levantamento, pois aqui não temos mas informação vamos a Belém no SPU pra mais informações,aguardo resposta.

  3. ieda andrade Says:

    Sr. deputado a Vossa Exc. tem alguma posição a respeito do processo do meu cunhado

  4. ieda andrade Says:

    OBRIGADA,ANA TULIA VEIO A BARCARENA DIA 01/06/2010, PARA REUNIÃO DE ACIONISTA NO HOTEL EQUINOCIO PARADA CIÊNCIA DO FIM DEFINITIVO DA CODEBAR,AGORA E SÓ ESPERA O SPU INICIAR O CADASTRAMENTODAS FAMILIAS .

Deixe um comentário