O Pará tem talentos a mostrar

Numa época em que é quase moda falar mal do Pará e expor com crueza os seus problemas, difícil é encontrar quem divulgue as boas iniciativas, as grandezas e talentos da nossa terra. Este post é para divulgar um dos mais fantásticos projetos culturais que  já surgiram no Pará: a Orquestra Infanto-Juvenil de Violoncelistas da Amazônia.

Ontem recebi, aqui no gabinete de Brasília, a visita do professor Áureo de Freitas. Doutor em música e coordenador da Orquestra, Áureo está em busca de apoio para uma viagem em que os meninos e meninas da Orquestra Infanto-Juvenil de Violoncelistas da Amazônia vão fazer à China. Convidados para se apresentar em Beijing, os adolescentes – boa parte deles vinda de famílias pobres de Belém e de cidades do interior – precisam de recursos para as passagens, o hotel e  a alimentação.

Estou apoiando a iniciativa da Orquestra que tenta obter os recursos junto aos Ministérios da Educação e da Cultura, mas é necessário um apoio maior. A Orquestra e Áureo merecem. Veja a razão:

Áureo de Freitas é PhD e professor da Universidade Federal do Pará. Tomou para si a missão de fazer crianças da Amazônia se apaixonarem pela música – erudita e popular. Conseguiu. Suas iniciativas não só apresentaram o violoncelo aos jovens talentos paraenses:  transformou as vidas desses meninos, deu-lhes o mundo de presente, ofereceu-lhes a arte mais nobre. Dezenas de reportagens no Brasil e no exterior já louvaram essa iniciativa e diversos adolescentes conseguiram bolsas para estudar em países da Europa. A Holanda doou centenas de violoncelos. A orquestra até tem nome em inglês: Amazon Youth Cello Choir.

Se alguém ou alguma empresa estiver interessado em ajudar a orquestra, contribuindo de alguma forma, por favor entre em contato com o meu gabinete, por telefone ou e-mail, e a assessoria repassará os contatos do professor  Áureo de Freitas e o projeto apresentado em Brasília ao governo federal. Basta telefonar para (61) 3215-5527 ou escrever para imprensa@nilsonpinto.com.

Assista à reportagem da BBC de Londres sobre a Orquestra

Assista à reportagem apresentada por Serginho Groissman

Veja aqui reportagem da TV Cultura sobre a Orquestra

Leia reportagem da Rede Globo sobre a Orquestra

Assista apresentação da orquestra tocando a “Cantilena” da Bachiana no. 5, de Villa-Lobos

Assista à Orquestra mostrando extrema versatilidade com música contemporânea e rock

Anúncios

2 Respostas to “O Pará tem talentos a mostrar”

  1. Rosa Chaves Says:

    Parabéns pelo post. Já assisti duas apresentações do grupo. A Orquestra Infanto-Juvenil de Violoncelistas da Amazônia é muito talentosa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: