Lula aconselha Tarso a trocar chimarrão por uísque

Não sei o que é pior: o conselho ou tê-lo registrado em vídeo para a posteridade. A Folha publicou reportagem afirmando que o presidente Lula gravou vídeo de três minutos parabenizando seu ex-ministro Tarso Genro pelo aniversário de 63 anos. Em vez dos tradicionais votos de felicidade, o presidente que lidera um governo empenhado em combater o alcoolismo sugere ao ministro trocar o inofensivo, acessível e tradicional chimarrão pelo “sofisticado” e caro uísque. Não satisfeito, acrescenta mais uma sugestão edificante: cachaça.  Tão emblemático e representativo do pensamento presidencial!

Nada contra as preferências presidenciais, mas precisa fazer apologia? Algumas estatísticas para pensar: o álcool é responsável por quase 60% dos acidentes de trânsito e aparece em 70% dos laudos cadavéricos das mortes violentas. A última pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) entre estudantes dos ensinos fundamental e  médio de dez capitais brasileiras, as bebidas alcoólicas são consumidas por mais de 65%. Destes, 50% iniciaram o uso entre os 10 e 12 anos de idade.

No site da Secretaria Nacional Anti-Drogas, do governo federal, um levantamento realizado em 2007, em 143 municípios do País, detectou que 11% dos brasileiros adultos do sexo masculino bebem todos os dias e 28 % de 1 a 4 vezes por semana. No mesmo site, o retrato da contradição: o presidente que estimula o consumo de álcool abre a X Semana Nacional Antidrogas e sanciona lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas rodovias federais (veja aqui).

Diz a matéria da Folha: “Em vídeo para parabenizar o ex-ministro da Justiça Tarso Genro por seus 63 anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomendou ao pré-candidato do PT ao governo gaúcho que troque o chimarrão por uísque “de qualidade”. “O Tarso é um baita de um companheiro, mas é um companheiro polêmico. Em vez de chimarrão, Tarso, tome um belo de um uísque de qualidade, tome uma cachaça de qualidade, tome uma caipirinha”, disse Lula na mensagem.

O vídeo, com pouco mais de três minutos, foi exibido na noite de sábado em Porto Alegre, em jantar de comemoração do aniversário do petista. A festa reuniu cerca de mil militantes no Sport Club Internacional, que pagaram entre R$ 20 e R$ 500 pelo ingresso”.

Para quem não acreditar, confira aqui na Folha a informação.

Veja artigo publicado no Jornal do Brasil sobre a compulsão por álcool e veja os sintomas e comportamentos

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: