O Código Florestal em debate

Hoje cedo, no Interlegis, em Brasília, dei minha opinião em um debate sobre o Código Florestal. Promovido pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), o Seminário Brasil – Celeiro do Mundo ou Realidade Socioambiental?, reúne parlamentares e ONGs ambientalistas.

O deputado Sarney Filho sugeriu que o Congresso Nacional adie as votações sobre mudanças no Código Florestal para após as eleições. Ele acha que a discussão estaria “viciada” pelos interesses se fosse feita este ano.

O temor de Sarney Filho é que as mudanças na legislação ambiental em discussão na Câmara (36 projetos) e no Senado (5 projetos) sirvam como “moeda de troca eleitoral”. Com ele concorda o diretor do Instituto Direito por um Planeta Verde, Carlos Teodoro Irigaray (“Votar agora seria premiar quem desmatou’’). Eu discordei: todas as matérias em tramitação no Congresso sofrem pressões dos diversos segmentos que nelas têm interesses. Se os parlamentares não votarem o Código Florestal, o mesmo deveria valer para as demais matérias. Não podemos ter dois pesos e duas medidas.

Ao longo do dia vou pôr aqui e no Twitter algumas frases e impressões que ouço no seminário. E lógico que escreverei minha opinião sobre elas.

Assista aqui o seminário, em transmissão ao vivo.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: