Fartura de água em Santarém

Reportagem do G1, hoje cedo, refere-se à divulgação, por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPa), que na sexta-feira (16) trouxeram a público a notícia de que o Aquífero Alter do Chão é o de maior volume de água potável do mundo. A reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá e tem volume de 86 mil km³ de água doce, o que seria suficiente para abastecer a população mundial em cerca de 100 vezes, ainda de acordo com a pesquisa.

A matéria (leia aqui) explicita a riqueza que vive sob o solo paraense e a excelência da nossa UFPa e do Departamento de Geologia daUuniversidade, do qual faço parte com muito orgulho.

Em termos comparativos, a reserva Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água potável que o Aquífero Guarani – com 45 mil km³ de volume -, que até então era considerado o maior do Brasil e que passa pela Argentina, Paraguai e Uruguai.

Os estudos são preliminares, mas há indicativos suficientes para dizer que se trata do maior aquífero do mundo, já que está sob a maior bacia hidrográfica do mundo, a do Amazonas-Solimões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: