Universidade do Sul e Sudeste do Pará

Parte da bancada federal do Pará esteve reunida hoje à tarde com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a fim de pedir apoio para acelerar o processo de implantação da Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A futura universidade deverá funcionar no município de Marabá e está orçada em R$ 358 milhões.

Eu e os deputados Gerson Peres, Elcione Barbalho, Giovanni Queiroz , Asdrubal Bentes e Zequinha Marinho, além do senador José Nery, apresentamos ao ministro o projeto elaborado pela UFPa durante a administração de Alex Fiúza de Mello. O estudo destaca a necessidade e a importância da criação da universidade no campus central da UFPa em Marabá e projeta um prazo de quatro anos para a implantação da instituição, que inicialmente deverá ter uma estrutura enxuta e voltada para atender a demanda da região, oferecendo cursos nas áreas de Medicina, Enfermagem e Engenharia, estes últimos essenciais para suprir a demanda por mão de obra especializada decorrente dos grandes projetos de mineração e de energia que deverão ser implantados na região a partir deste ano.

Todos os parlamentares defenderam a criação da universidade.

Ao final, o ministro Haddad fez alguns comentários que considerei bastante pertinentes. Observou que, considerando o crescimento populacional acelerado da região em que será instalada a futura Unifesspa, vê-se que a universidade é uma necessidade.

Entretanto, o ministro ponderou que a transformação do campus da UFPa em Marabá – que junto como os demais núcleos instalados na região hoje soma 2 mil alunos –  é prematura neste momento. Na opinião de Haddad, ainda falta densidade acadêmica para a criação da universidade. Mas ele estima que essa densidade é possível de ser obtida num prazo de 2 a 3 anos.

Para que isso ocorra, disse o ministro da Educação, a atual administração da UFPa deverá elaborar um plano de emancipação para o campus de Marabá e aprová-lo na Capes e na Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação.

Desse plano de emancipação constaria fundamentalmente uma “estratégia de adensamento acadêmico” no campus de Marabá, com a contratação de doutores e de bolsistas seniores (doutores experientes e aposentados) que trabalhariam na implantação da nova universidade. Para isso é necessário que a Capes dê suporte financeiro ao projeto, que deverá incluir uma estrutura de pós-graduação.

Assim, o ministro estima que em pouco mais de dois anos é possível construir um ambiente acadêmico bastante denso, dando condições para um ensino de alta qualidade. Segundo Haddad, a Ufopa, em Santarém, foi criada nesses moldes. Por outro lado, ele deu exemplos de unversidades que foram criadas sem esses cuidados e hoje enfrentam problemas com a avaliação do MEC sobre a qualidade dos cursos.

Todos concordamos que, além de dar suporte fazendo imediato contato com o atual reitor da UFPa, Carlos Maneschy, a bancada também pode alocar recursos do Orçamento Geral da União, via emendas coletivas, para reforçar a infra-estrutura física do campus.

Na minha opinião, é de extrema importância construir um ensino de alto nível e uma boa estrutura de pesquisa para a futura universidade. Por isso, considero correta a preocupação do ministro com a qualidade da universidade a ser criada e avalio como algo muito positivo que ele esteja disposto a apoiar o plano de emancipação da universidade.

Anúncios

Uma resposta to “Universidade do Sul e Sudeste do Pará”

  1. Boa notícia para Marabá! « Blog do Deputado Nilson Pinto Says:

    […] Boa notícia para Marabá! Por nilsonpinto Hoje pela manhã falei, por telefone, com o reitor da UFPa, Carlos Maneschy, sobre a audiência de ontem de parlamentares da bancada paraense com o ministro da Educação, Fernando Haddad (leia aqui o relato completo da reunião com o ministro). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: