Brasil lidera lista de impacto ambiental

Um estudo publicado na revista científica PloS One apontou o Brasil como um dos países que mais causam prejuízos ao meio ambiente.  A pesquisa “Evaluating the Relative Environmental Impact of Countries” foi produzida por pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, e publicada no dia 9 de maio.

O estudo compara a degradação da natureza em mais de 170 países, utilizando critérios, como crescimento populacional, desmatamento, poluição e perda de biodiversidade.

O artigo traz dois rankings de países que mais causam impacto ecológica, com o objetivo de identificar as nações mais bem sucedidas na condução da gestão ambiental.  Na lista que considera o impacto ambiental de maneira absoluta, o Brasil lidera entre as nações que mais causam impacto ao meio ambiente. A razão é o desmatamento.  O país ocupa o primeiro lugar em  perda de floresta natural, o terceiro em conversão do habitat natural e o quarto no volume de espécies ameaçadas e na quantidade de emissões de gás carbônico.

Além do Brasil, o ranking inclui EUA, China, Indonésia, Japão, México, Índia, Rússia, Austrália e Peru entre os pior classificados.

Na segunda lista – que classifica os países levando em conta seu impacto proporcional ao total de recursos naturais – o Brasil não aparece entre os 20 piores. Este ranking, liderado por Cingapura, inclui Coréia, Qatar, Kuwait, Japão, Tailândia, Bahrain, Malásia, Filipinas e Holanda.

Leia aqui o artigo original (em inglês)


Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: