Lula e os impostos

Do Radar da Veja (leia aqui):  “Em geral, a cartilha do político reza: “nunca defenderás aumento de impostos”. Nos EUA, por exemplo, os republicanos têm na diminuição da carga tributária uma de suas principais bandeiras.

No Brasil, onde a carga tributária não para de crescer, Lula parece dar de ombros ao mandamento e, do alto de sua popularidade, defende a quase pornográfica carga tributária – que não para de crescer desde o governo FHC.

Hoje, respondendo a um leitor de sua coluna semanal, publicada em mais de uma centena de jornais amigos, Lula mandou ver. Eis alguns trechos:

– Todos os países desenvolvidos, que têm sistema de bem-estar social, têm carga tributária bem mais elevada, em cerca de 50% do PIB. Do outro lado, há países mais pobres na América Latina, no Caribe e na África, cuja carga tributária é bem baixa, inferior a 15%. Resultado: eles não têm recursos para adotar políticas sociais e o Estado é praticamente inexistente. O Brasil está numa posição intermediária: em 2009, a carga tributária foi de 34%. A arrecadação nesse patamar é decisiva para que o Estado possa atuar para reduzir as desigualdades sociais, fazer os investimentos necessários em Educação, Saúde, Segurança e atacar as deficiências de infraestrutura.

Ou seja, Lula no final das contas diz que a carga tributária aqui não é tão alta assim…”

É de chorar. E se você acha um exagero a minha reclamação, fique sabendo que, entre janeiro deste ano até o dia de hoje (13 de julho de 2010) nós, brasileiros, já pagamos mais de 655 bilhões (sim, bilhões) de reais em impostos.

Acesse aqui o impostômetro e veja com seus próprios olhos

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: