Currículos

Também em atenção a um seguidor no Twitter – o @ZerograuCastro – que me perguntou o que eu acho da ideia de primeiros socorros e educação no trânsito serem  transformados em disciplina escolar do ensino fundamental ao médio, opino que esses temas são de fato importantes e atuais. Até vou além e os reconheço como essenciais para a conscientização e formação do futuro adulto brasileiro. Portanto, acho, sim, importante que eles sejam estudados na escola.

Minha única ressalva é quanto a  transformar os dois temas em novas disciplinas escolares. Na minha opinião, esses temas deveriam ser incorporados às atuais disciplinas, promovendo uma integração entre os conteúdos. E por duas razões: a primeira é que os currículos escolares já estão sobrecarregados e precisam ser focados. A segunda razão é que há espaço nas atuais disciplinas para incorporar as temáticas sugeridas.

Anúncios

Tags:

11 Respostas to “Currículos”

  1. Walter Castro Says:

    Muito bem colocado, deputado. Espero que o governo abrace a idéia e inclua de forma adequada esses temas.
    Não havia considerado este aperto no curriculo escolar com muitas matérias.
    No arfã da idéia de produzir um cidadão melhor condensei demais minha visão. Porém o seu conhecimento e sensibilidade o conduziram ao encaixe adequado. Agora é só por em prática.
    Como eu disse no twitter: “A Educação e o Futuro cidadão agradecem. Falo futuro lembrando de Moisés no deserto. Td o q for feito agora terá efeito depois”. Mas terá!

    Obrigado deputado.

  2. Yumi Says:

    Concordo também que assuntos importantes como estes sejam incorporados à educação de nossas crianças e jovens. Não como disciplina, como disse o deputado, mas como parte das disciplinas atuais. Pois a educação no trânsito deve fazer parte do hábito diário de todos os cidadãos da mesma forma que as boas maneiras que praticamos no dia a dia (ex. por favor, obrigado, bom dia, etc.). E isto independe de disciplina, idade, profissão, sexo, etc.
    Espero que a idéia vá adiante!

  3. Rafael Macedo Says:

    O tema sugerido realmente é de supra importância. Temos hoje muitos cidadãos que não respeitam as leis de trânsito e fazem do seu carro uma arma contra os outros. Tenho medo toda vez que viajo à trabalho por SC e pelo PA. Já vi muitos acidentes e por motivos banais.
    Além dos primeiros socorros que deveria ser tratado com mais importância. Não só nas escolas, mas nós deveríamos ter uma lei que obrigasse toda entidade pública ou privada com mais de 20 ou mais funcionários a desenvolver esse tipo de treinamento. Talvez teríamos mais pessoas preparadas para várias situações. Aqui em SC onde trabalho tem várias cidades onde encontramos bombeiros voluntários. É interessante esse trabalho.

  4. Cristina Says:

    Educação nunca é excessiva, e a educação no transito é cada vez mais necessária, quando se verifica o comportamento dos atuais motoristas, principalmente os que transportam o público e são responsáveis por várias vidas. Primeiros Socorros devia fazer parte da Educação básica, como é feito em países de grandes catástrofes, já que sempre estamos expostos a acidentes naturais ou não.

  5. Jessica Alves Says:

    Questões com primeiros socorros, educação no trânsito além de educaçao ambiental deveriam sim ser incorporadas ao conteudo disciplinar.
    Aprender como lidar numa situação de emergência pode fazer a diferença entre a vida e a morte de alguém , além da qualidade de vida do acidentado.
    Outro tema que gostaria de emendar ao comentário do walter está voltado a educaão ambiental, como o uso racional dos recursos naturais, a importancia da manutençao do ecossistemas para o ser humano, descarte correto de residuos (lixo), dentre outros.
    Vejo que esses temas bem trabalhados na escola, que é formadora de opinião, consegue através das crianças alcançar adultos e mudar o comportamento de toda uma sociedade em prol do bem comum.
    Grata desde ja pela atençao,
    Jessica Aves, enfermeira, Rio de Janeiro

  6. Bernadete Cunha Says:

    O Brasil precisa de disciplina voltada para trânsito, o Secretario da Educação, poderia ajudar a todos: adultos e crianças, não só no ensino fundamental, também no ensino médio, nas empresas e, no entanto, mas emprego para novos profissionais e diretamente ligados na matéria de trânsito, educação no trânsito, o respeito aos direitos humanos, à criança, ao adolescente e ao idoso, dentre tantas outras normas educacional e primeiros socorros, sinalizações etc… Com certeza ajudaria a diminuir muitos acidentes, principalmente de crianças, enfim tudo pela defesa dos direitos fundamentais do homem e seus respectivos deveres, as garantias individuais, os direitos do consumidor, da criança, do adolescente e do idoso, a proteção ao meio ambiente, noções básicas sobre direito constitucional e planejamento econômico-financeiro, dentre outras situações que vivenciamos

  7. Pedro Miranda Says:

    Concordo com as ideias do meu amigo Walter Castro sem deixar de reconhecer conforme o Deputado deixou claro referente a carga de materias…Acredito piamente que só a educação para arrumar a casa e colocar nossas crianças de volta a realidade de que só compensa estudando…pois disvirtuou tudo ……..

    Abraço e espero que tragam novas ideias e que as realizem pois ja estou cansado de ver isso na tv de 2 em 2 anos

  8. Bethania Teixeira Says:

    O colocado pelo nobre deputado é o mais correto, poderíam enfatizar os tema em disciplinas como Geografia ou Geopolítica , em uma abordagem ao constante crescimento desordenado dos grandes centros urbanos, e daí mostrar o caos que se instalou no trânsito dessas cidades, e a necessidade de primeiros socorros, com o aumento desenfreado de acidentes em ruas, avenidas e rodovias de nosso imenso país. Nesse sentido deixar claro que a Educação como um todo, e necessária para formamos pessoas com respeito ao próximo a si mesmo e multuamente.

  9. nilsonpinto Says:

    Olá amigos, tenho acompanhado, na medida do possível, os comentários aqui postados. Achei fantástica a participação de todos. Agradeço muito a participação inteligente de cada um de vocês. Estão me dando ótimas ideias. Um abraço!

  10. Luizinho Nunes Says:

    Deputado.
    A idéia de meu amigo Castro tem importante relevância.
    Trabalhei na Casa Civil no governo Jatene. Milito na política há 20 anos, fui candidato a vereador 4 vezes por Ananindeua. Hoje sou Presidente de associação de taxistas e sou profissional taxista. O porquê de minha apresentação é pra falar que por onde passei e passo sou testemunha de várias situações, tanto de pessoas que passam mal e poderiam ser atendidas com um mínimo de conhecimento, como de ver motoristas mal-educados e sem conhecimento que atravancam nosso trânsito, já complicado.
    Eu mesmo, dentro de minha profissão, fui atingido por 2 destes “assassinos” da educação no trânsito, que provavelmente tiram carteira, digamos assim, “de qualquer jeito” (feche sua mão e esfregue indicador e polegar).
    Tirar estes (?) das rua parece dificil, eles não tem medo de punição, então com a idéia do amigo CASTRO, cidadão preocupado com a melhoria na educação do aluno de hoje para formação do futuro cidadão íntegro, talvez, deixando de olhar como utopia, possamos vislumbrar uma realidade mais prazeirosa com segurança.
    Sei que o senhor é preocupado com o tema, compartilho o mesmo sentimento de que a EDUCAÇÃO é a chave para formação de um cidadão melhor.
    Forte abraço de Luizinho.

  11. Silvana Rezende Says:

    Bom, essa é uma ótima idéia, preparar nossas criança, adolescentes e jovens para esse transito caótico, estressante e complicado, e acima de tudo, aprender a ser pessoas melhores, mais educadas, e poder socorrer, ajudar a outros, até mesmo no decorrer de sua vida. Como todos sabem, hoje em dia a muitas matérias no nosso curriculo escolar, mas acredito que não necessariamente (primeiros socorros e educação no trânsito), deveriam ser materias obrigatorias, mas sim extra-curriculares. Não faria nenhum mal, os secretários de educação, pararem um pouco para pensar em algo extremamente importante para a sociedade, como essa provável “solução” para a educação e reeducação de todos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: