Ilha do Marajó é destaque na TV

O programa Globo Rural e o site de notícias G1 destacaram um programa da Embrapa que ajuda na conservação de búfalos que vivem na Ilha do Marajó.

 A Ilha do Marajó tem o maior rebanho de búfalos do país, constituído principalmente por três raças: mediterrâneo, jafarabadi e jurrah. As espécies carabao, com chifres maiores, e o búfalo baio também existem em quantidade bem pequena. Por isso, elas fazem parte do Programa de Conservação de Recursos Genéticos Animais da Embrapa.

Os primeiros animais que chegaram à ilha, no final do século 19, tiveram origem em um navio que saiu da Guiana, vindo da Ásia.

O barco naufragou perto da foz do Rio Amazonas e os búfalos que saíram com vida conseguiram nadar até a Ilha do Marajó, se reproduzindo de maneira aleatória.

Novos rebanhos chegaram à região pouco tempo depois, desta vez importados. Os animais se adaptaram bem ao clima da ilha, com planícies que ficam alagadas durante boa parte do ano.

Na Ilha do Marajó, o búfalo é usado na produção de carne, leite e serve como transporte. Em algumas cidades, até é usado no trasporte para a coleta do lixo.

Veja aqui a matéria do G1

Assista aqui a reportagem do Globo Rural

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: