Professores discutem Educação nas prisões

Professores da rede estadual de ensino que lecionam nas casas penais do Estado estiveram reunidos, na sexta-feira, 20, no auditório da Escola de Governo, para participar de um debate sobre a proposta de resolução que visa regulamentar o ensino de alunos privados de liberdade. Administrativamente, com a regulamentação, o convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Superintendência do Sistema Penal (Susipe) assegura uma política de educação para esse público.

Após a discussão com os 65 professores que atuam no projeto, a proposta de regulamentação da resolução será enviada ao setor jurídico da Seduc que dará o parecer legal e, depois disso, a encaminhará ao secretário de Estado de Educação, Nilson Pinto.

Mais de cinco mil alunos já foram atendidos pelo convênio, como ressalta o professor Ivanildo Oliveira. Mesmo aqueles privados de liberdade conseguiram dar prosseguimento à vida estudantil. Ele citou exemplos de ex-detentos que superaram obstáculos e venceram o preconceito, ingressando no mercado de trabalho por meio da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Para atuar como professor das casas penais é preciso ter um perfil psicossocial diferenciado, observa Celso Alves de Moraes, que leciona Matemática pelo convênio. Antes de aceitar ministrar a disciplina aos detentos, o professor confessa que fez uma séria reflexão e chegou a conclusão de que possuía o perfil para atuar com esses alunos. “Foi um desafio trabalhar a questão da formação educacional com pessoas que praticaram crimes. Mas o fato é que eles não podem ser esquecidos. Mesmo os cerceados de liberdade têm direitos à educação e precisam ser estimulados a cada aula”, pontuou o professor.

Pelo convênio, dez casas penais que possuem regime semi-aberto e fechado são atendidas com o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Fonte: Izabel Cunha – Ascom/Sedu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: