Jogos Estudantis Paraolímpicos

Atletas de dez municípios paraenses (Abaetetuba, Ananindeua, Barcarena, Castanhal, Marabá, Moju, Parauapebas, Tucuruí, Ulianópolis e Belém), representando 31 escolas, participaram do desfile de abertura dos do IV Jogos Paraolímpicos, uma extensão dos Jogos Estudantis Paraenses (Jep’s), que ocorrem até o dia 30 em várias cidades. A solenidade aconteceu no ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), na manhã desta quinta-feira, 2. Os atletas, todos portadores de algum tipo de deficiência (visual, física ou intelectual), sensibilizaram o público pelo exemplo de força de vontade e superação.

O secretário de Estado de Educação, Nilson Pinto, acompanhou a cerimônia ao lado dos secretários adjunto de Ensino, professor Cláudio Ribeiro, e de Logística Escolar, José Croelhas. Em seu pronunciamento, ele falou sobre a missão assumida pelo NEL e pela Seduc, de “promover a inclusão pela educação e pelo esporte”. “Temos a missão de educar e o melhor e mais pedagógico que podemos apresentar é um trabalho bem feito, e é isto que vocês estão mostrando aqui. Espero que todos se esforcem para competir e que vençam os melhores”, frisou o secretário.

Convocado para os jogos paraolímpicos de Goalboal, no estado norte-americano do Colorado, o aluno Leandro Henrique Souza fez o juramento dos atletas. Rayfran Pontes, atleta de judô, também convocado para a competição nos Estados Unidos, acendeu a pira olímpica, marcando o início das atividades. O desfile dos atletas foi acompanhado pela banda sinfônica da escola Lauro Sodré, sobre a regência do maestro Silas Borges.

Para a coordenadora do NEL, Glória Guerreiro, o evento marca a importância do trabalho desenvolvido e do compromisso assumido por todos que compõem a equipe. “É um esforço mútuo de professores, técnicos e atletas que buscam o reconhecimento lá fora. E já conseguimos avançar, pois temos várias convocações para olimpíadas internacionais, além do próprio reconhecimento desses jovens como pessoas de fibra e determinação, pelo seus valor humano”.

Após o acendimento da tocha olímpica, os alunos da APAE (Associação de Pais de Alunos Excepcionais) e da Fundação Pestalozzi fizeram uma apresentação especial mostrando ao público os vários ritmos musicais. Os Jogos Paraolímpicos prosseguem até o dia 4, em vários pólos, conforme a necessidade das atividades esportivas: no NEL, com a disputa de Goalball, futebol de cinco e futebol de salão; campus III da Universidade do Estado do Pará (Uepa), com atividades de atletismo e judô; Pará Clube, com a modalidade tênis de mesa, e na escola estadual Augusto Meira, com a disputa de natação.

(Fonte: Fabianna Batista – Ascom/Seduc)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: