Almir Gabriel

almir

Foto: Arquivo do Jornal “O Liberal”, in http://www.orm.com.br

Almir Gabriel foi o melhor administrador público que conheci em toda a minha vida. Entrei no PSDB a seu convite e, por insistência dele, eu me candidatei, pela primeira vez, a deputado. Fui secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente no primeiro mandato dele e, no segundo governo, fui secretário especial de Promoção Social.
Almir formou uma geração de administradores. A mim, ao governador Simão Jatene, a Manoel Pioneiro e a Zenaldo Coutinho – entre outros – ele ensinou um conjunto de princípios que até hoje nos orientam.
O primeiro desses princípios: quando em um cenário de poucos recursos financeiros, deve-se gastar o mínimo possível com a máquina pública, a fim de que o dinheiro seja direcionado para atender às necessidades da população.
Segundo princípio: de nada adianta ter mil prioridades. Deve-se selecionar o que é realmente importante.
O terceiro e mais importante princípio: não é preciso mentir para ganhar votos. É possível fazer política falando a verdade.
Entretanto, Almir não era apenas um bom gerente. Era um senhor estrategista, que, sem se prender exclusivamente a questões conjunturais, definia caminhos para o Estado do Pará a longo prazo.
E era também um grande político.
Grande administrador, grande estrategista, grande político. Por isso, do ponto de vista da política, minha referência sempre foi Almir Gabriel.
Quando se percebe que, nos últimos três anos, a política o afastou do grupo que ele formou – e nessa situação ele faleceu – engana-se quem pensa que o político Almir Gabriel morreu. O grupo que ele formou ainda cuida de grande parte da população do Pará. São prefeitos, o governador, secretários estaduais e municipais, deputados e vereadores que prosseguem fiéis ao seu legado.
Almir Gabriel não morreu. Ele se multiplicou.

Anúncios

Tags:

Uma resposta to “Almir Gabriel”

  1. Luiz Otávio Rodrigues Silva Says:

    Um Homem que o nosso prefeito Carlos Amastha deveria conhecer. Trabalhei na gestão dele no governo do Pará juntamente com o hj Deputado Nilson Pinto de Oliveira e muito aprendi com eles. São exemplos de Políticos e gestores. Foi uma grande perda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: