Medicina – II

Medical GraduateEstamos diante de um fato concreto: o número de médicos no Pará está bem abaixo da média nacional e muito abaixo da média dos países desenvolvidos (leia aqui o estudo sobre Demografia Médica, feito pelo Conselho Federal de Medicina).

Atualmente, as prefeituras do interior do Pará oferecem excelentes salários, mas  não conseguem contratar médicos

Precisamos de mais médicos, reitero. E acredito que a melhor maneira de, em um prazo razoável, resolvermos o problema é com a descentralização da formação médica. Ou seja, é necessário criar cursos de Medicina no interior do Pará, em locais onde a graduação possa ser feita com qualidade.

Hoje, formamos médicos em Belém (na UFPa, na UEPA e no Cesupa), em Santarém e, neste ano de 2013, a UEPA está iniciando um curso em Marabá. É pouco!

Para garantir qualidade é preciso ter um bom hospital de ensino – um problema hoje bem resolvido depois que foram implantados os hospitais regionais.

Assim, é possível abrir novos cursos em Altamira (a UFPa tem interesse e está estudando a possibilidade), Breves e Redenção. Em todos esses locais há hospitais regionais que poderiam funcionar como hospitais universitários. Com eles, cobriríamos, respectivamente, as regiões do Xingu, do Marajó e do sul do Pará.

Se fizermos isso, teremos cursos que permitirão a fixação dos médicos na região em que se graduaram e a consequente melhoria da cobertura em todas essas importantes regiões do Pará.

 

Anúncios

Tags: , ,

Uma resposta to “Medicina – II”

  1. Mais Médicos precisa ser aperfeiçoado | Blog do Deputado Nilson Pinto Says:

    […] e médio portes no interior do País, onde há carência de médicos. Já escrevi sobre isso (leia aqui)  e minha ideia é que se aproveite a estrutura de hospitais públicos que possam funcionar como […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: