Conclave e conchavo

popeCom a internet, a eleição do Papa parece ter perdido algo de seu encanto. Lembro-me que, quando eu era muito jovem, a eleição de um novo Papa vinha envolvida em uma aura de mistério e santidade.

Na prática, houve uma popularização. Acompanhamos ao vivo o surgimento do novo pontífice, com jornalistas e religiosos comentando e explicando tudo. Por alguma razão, fica uma forte sensação de algo mais terreno: um grupo de seres humanos decidindo o futuro de uma instituição e considerando cuidadosamente as variáveis políticas ao eleger um novo líder.

Ou seja, não mudamos o sentido de nada, apenas popularizamos o conclave. As palavras conclave e conchavo – em sua origem etimológica, do latim conclavare – são assemelhadas. Com a Internet, apenas demos mais peso à segunda.

É claro que isso nos traz o bônus de podermos fazer, em tempo real, análises sobre o contexto político. Do tipo: a Igreja agora sai do domínio da Europa e passa a ser liderada por alguém das áreas onde tem mais representatividade. Ganhamos também por ter a oportunidade de testemunhar a história, mas, ainda assim, perdemos aquele quase indescritível sentimento de que algo inefável estava ocorrendo na Capela Sistina.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: