Energia e trabalho

newton

Isaac Newton

Os estudantes de ciências aprendem muito precocemente que energia é a capacidade de realizar trabalho. O conceito é da Física clássica, tem uma porção de aplicações teóricas e práticas e tem ajudado a mover o mundo desde os tempos de Isaac Newton.

Recorro ao velho axioma para festejar a vitória de Nicias Ribeiro que, após muitos anos de luta, viu ser finalmente inaugurado, semana passada, o linhão que leva energia elétrica de Tucuruí a Portel e Breves, na ilha do Marajó.

Ninguém brigou tanto por essa causa como o Nicias, desde os tempos em que era deputado estadual, depois como membro da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados e, finalmente, como secretário extraordinário de Energia do atual governo Jatene.

Nicias, que é engenheiro e foi professor de Física anos atrás, conhece muito bem o conceito a que me referi no início deste post e deve ter refletido muito sobre ele ao enfrentar essa luta. No Marajó, de economia deprimida há décadas, a energia de Tucuruí é essencial para gerar trabalho e desenvolvimento.

Anúncios

Tags: ,

Uma resposta to “Energia e trabalho”

  1. José Miguel Martins Veloso Says:

    Caro Nilson

    Estive em Breves dias 16 e 17 do corrente março e pude constatar o linhão cruzando o estreito de Breves. Mas foi-me dito em Breves que o linhão não trouxe a fibra ótica que atualmente acompanha este tipo de obra. Esta informação realmente procede? E caso verdade, porque deixamos o Marajó “apagado” em relação a internet?
    Atenciosamente
    José Miguel Veloso
    UFPA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: