A Flor do Lácio, o miojo e o hino do Palmeiras

Ontem, na Comissão de Educação da Câmara foi aprovada a realização, em abril, de audiência pública com o objetivo de promover debate acerca da prova de redação do Enem 2012 em que estudantes conquistaram nota máxima na redação apesar de cometerem falhas graves de ortografia, pontuação e concordância verbal e nominal (assista aqui a reportagem do Jornal Nacional).Não é o caso de quem colocou receita de miojo ou o hino do Palmeiras na redação. Trata-se de erros crassos, graves falhas de ortografia e concordância por parte de alunos que receberam nota máxima na avaliação.

Quando a imprensa divulgou o caso, os responsáveis pela correção alegaram que os alunos mencionados haviam explicitado com clareza o seu pensamento. Consideraram irrelevante que tais alunos tenham chutado ladeira abaixo a gramática da língua portuguesa.

Vários deputados titulares da Comissão de Educação não concordam com essa avaliação e querem debater essa questão. A ideia é chamarmos especialistas em língua portuguesa para discutir o assunto.

E há três pontos a considerar:

1. A inexistência de padrões nos faz correr o risco de levar a insegurança total aos professores da língua portuguesa. O que ensinar?

2. Esse estado de coisas traz total insegurança também aos alunos prestes a fazer o exame, para o qual não há critério claro (embora haja manuais com supostos critérios, eles de fato não são seguidos pela equipe de correção).

3. A grande dúvida que paira sobre a cabeça de todos é: estas provas estão, de fato, sendo corrigidas?

Anseio por esse debate – que interessa a todo o País – e tem a ver com o futuro de milhões de jovens que, através do Enem, estão lutando para ter acesso à Universidade.

oquequeremos-miojoenem (1)


As falhas na correção das redações do Enem viraram memes nas redes sociais. Rir para não chorar?

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: