Domésticas – II

obras-de-arte-de-debret-7

Debret: retratando uma realidade que se perpetuou até ontem no Brasil

Sem dúvida a PEC dos trabalhadores domésticos é um grande avanço, que torna o Brasil contemporâneo dos países desenvolvidos no que se refere a essa modalidade de trabalho. Os estrangeiros rotineiramente se surpreendiam com a forma quase escravocrata com que os brasileiros tratavam suas domésticas. Exemplo disso está na manchete do jornal francês Le Figaro sobre o assunto (leia aqui o original): “O Brasil emancipa suas domésticas”.

Passada a comemoração, virá a parte prática: o ônus de manter uma empregada doméstica em casa vai aumentar e muitos temem que haja desemprego no setor.

Mas o que considero o mais importante dessa PEC é que ela vai causar uma profunda mudança no comportamento dos brasileiros. A mudança constitucional vai implicar em uma mudança comportamental!

Os donos de casa e as mulheres menos afeitas às tarefas domésticas terão de reavaliar suas opções. Todos terão de dividir as tarefas domésticas e trabalhos antes relegados aos trabalhadores domésticos tenderão a se incorporar ao cotidiano do brasileiro.

Que venham as mudanças!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: