Reforma Política

reuniao psdb

Reunião do PSDB com o relator da Reforma Política. Participei como vice-líder. Foto de Alexssandro Loyola/PSDB

A bancada do PSDB reuniu-se esta semana com o deputado Henrique Fontana, relator da Reforma Política que deve ser votada ainda este mês de abril pela Câmara dos Deputados.

O tema é tão importante que Mário Covas dizia ser a reforma política a mãe de todas as reformas, pois os problemas que se originam no atual sistema político contaminam os governos e geram consequências danosas para toda a Nação. Portanto, há muito em jogo.

Há no Congresso um razoável consenso sobre a necessidade da reforma política, mas esse consenso desaparece rapidamente quando se começa a discutir seus detalhes. Pesquisa informal, feita aqui na Câmara dos Deputados, revelou que pelo menos 60% dos parlamentares são contra a maior parte das centenas de propostas apresentadas no conjunto da reforma política.

Por isso, o relator desistiu de sugerir grandes mudanças e informou que vai propor a reforma que considera possível ser aprovada. Na verdade, sua proposta inclui apenas três pontos: as campanhas passariam a ser financiadas exclusivamente com recursos públicos, os partidos seriam proibidos de se coligarem nas eleições para deputado e vereador e todas as eleições seriam feitas no mesmo dia.

É muito pouco mas acho que, ainda assim, dificilmente será aprovado. Voltarei ao tema mais adiante.

Anúncios

Tags: , ,

Uma resposta to “Reforma Política”

  1. Reforma Política. É hoje! | Blog do Deputado Nilson Pinto Says:

    […] e ainda não há consenso. Aliás, sobram pontos de divergência, como já mencionei anteriormente (leia aqui). Por isso, somente alguns pontos da reforma deverão ir a votação. O relator deseja que a […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: