De santos e de escritores

book

“Bendito o que semeia livros, livros a mancheias e faz o povo pensar.  O livro caindo na alma é germe – que faz a palma; é chuva – que faz o mar”. (Castro Alves)

O dia 23 de abril é uma data cheia de significados. Nesta data faleceram os escritores William Shakespeare e Miguel de Cervantes. Por isso ela foi escolhida para ser o Dia Mundial do Livro. Mas hoje é também o Dia de São Jorge, porque nessa data morreu o Santo Guerreiro.

O Dia Mundial do Livro começou a ser comemorado na Catalunha, Espanha, em 7 de outubro de 1926, para lembrar o nascimento de Cervantes, autor de D. Quixote. Quatro anos depois, a data comemorativa foi transferida para 23 de abril, dia do falecimento do escritor.

Em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, já que essa data assinalava o falecimento de outros escritores, como o genial Shakespeare.

Eu não poderia deixar de registrar essa data, tão cara a todos nós que amamos a educação. E me ocorre que este dia é perfeito, por reunir em nossa lembrança os que lutam pela leitura de boa qualidade. O herói de Cervantes (que enlouqueceu após a leitura de romances baratos de cavalaria), o bardo inglês que seduziu o mundo com seus textos prodigiosos e o santo guerreiro estão agora unidos, derrotando o dragão da ignorância que ameaça a boa leitura.

Não é uma forma divertida de juntar todos os significados dessa data?

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: