Base frágil, votação longa

fragilÀs 9h43 desta quinta-feira, dia 16 de maio, a Câmara dos Deputados aprovou a MP dos Portos.

Foram 22 horas de debate contínuo. Isso depois de, na véspera,  termos tido 18 horas ininterruptas de debate.

Foi a mais longa sessão de que tenho notícia! Somente entre ontem e hoje foram cinco sessões seguidas. A primeira iniciou às 11h e se estendeu até 16h; a segunda, das 16h às 21h; a terceira, das 21h às 2 da madrugada; a quarta, das 02 da madrugada às 7 da manhã; e a última, das 7h às 9h43.

A principal reflexão a ser feita acerca da longuíssima votação da MP dos Portos refere-se à fragilidade da base parlamentar do governo.

É paradoxal e deve ser motivo de análise o fato deste governo ter provavelmente a maior base de apoio parlamentar, na Câmara dos Deputados, da história desse País. Dos 513 deputados, pelo menos 420 formam a base de apoio, integrando partidos que participam do governo, têm cargos no Executivo, etc.

Calculo que isso chega a aproximadamente 80% dos parlamentares. A oposição se resume ao PSDB, ao DEM, ao PPS e ao Psol que, somados, totalizam 90 parlamentares.  Ou seja, mais ou menos 20%.

É maioria acachapante!

Por isso é paradoxal, quase inacreditável, que se tenha levado tanto tempo para aprovar uma Medida Provisória que é considerada vital pelo governo.

Lembro que quando Fernando Henrique Cardoso foi presidente, tinha uma base muito menor e, mesmo assim, aprovou várias reformas constitucionais (administrativa, previdenciária, etc.) que requeriam quorum de 308 votos a favor! E o atual governo não conseguiu pôr 257 deputados em plenário? Veja bem: nem era necessário 257 votos a favor, pois com meros 130 votos a matéria estaria aprovada! Bastava ter conseguido que 257 parlamentares registrassem presença na Casa, mas até nisso o governo falhou!

É algo para se refletir!

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: