Prestes de volta ao Senado

??????????????????Ontem o Senado devolveu, simbolicamente, o mandato de senador a Luis Carlos Prestes, que morreu em 1990.

Gosto de lembrar de fatos históricos e este é um deles. O ex-senador, que era membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), foi o responsável pela  Coluna Prestes, um movimento político que percorreu vários estados do Sudeste e do Nordeste entre os anos de 1925 e 1927, insurgindo-se contra o governo da República Velha e as elites agrárias.

Prestes foi eleito em 1945 pelo PCB com a maior votação proporcional da história política brasileira até aquela época. Em 1947, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cancelou o registro do PCB. Em consequência, Prestes teve o mandato cassado.

Cinco anos antes, a esposa de Prestes, Olga Benario, havia sido presa pelo governo de Getúlio Vargas, deportada a pedido do governo nazista e executada na Alemanha. Quando foi presa, Olga estava grávida. A filha dela com Prestes, Anita Leocádia, nasceu na prisão e posteriormente foi entregue à sua família.

Preso no Brasil, teve por advogado o grande jurista Sobral Pinto. Este, apesar de discordar ideologicamente do líder comunista, defendeu-o de forma brilhante. Tornou-se célebre no meio jurídico brasileiro a petição de Sobral Pinto em que ele invocou a Lei de Proteção aos Animais em favor de Prestes e do dirigente comunista alemão Harry Berger, com o objetivo de coibir as torturas e condições subumanas a que estavam submetidos os presos políticos.

A devolução simbólica do broche e diploma de senador foi feita à viúva de Luis Carlos Prestes, Maria do Carmo Ribeiro Prestes. Foi emocionante ver que, após 66 anos, houve reparação ao Cavaleiro da Esperança.

 

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: