Unifesspa

A presidente Dilma Rousseff sancionou hoje, em Brasília, a lei que cria a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). É o terceiro filhote da UFPA. O primeiro foi a Universidade Federal do Amapá; o segundo foi a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Destaque-se: essas duas últimas são resultantes diretas do Projeto de Interiorização da UFPA, que implantamos em 1985.

A Unifesspa nasce com quase 13 mil vagas para a graduação. Estima-se que aproximadamente 506 professores e 595 técnicos administrativos serão contratados.

Com sede em Marabá, a nova universidade terá  47 cursos de graduação, em quatro campi: Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Rondon do Pará e Xinguara.

A cidade de Parauapebas também teria um campus, mas foi retirado em agosto de 2011, quando o projeto final foi encaminhado ao Congresso Nacional. O deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA) tentou reinserir o campus de Parauapebas, mas a iniciativa foi rejeitada pelo deputado Claudio Puty (PT-PA), relator da matéria na Comissão de Finanças da Câmara, que alegou a impossibilidade do Congresso criar despesas para o Executivo.

 

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: