A educação ao alcance de um clique

moccsA Universidade de São Paulo-USP lança hoje seus primeiros cursos abertos e gratuitos na internet. Li essa  notícia na Folha de São Paulo e achei excelente, já que a USP é, notadamente, uma instituição acadêmica de alto gabarito. Também é de se comemorar que, afinal, tenhamos no Brasil o que já vem sendo feito nos EUA nos chamados Moocs (sigla em inglês para cursos abertos online em massa).

A USP oferecerá cursos  de física mecânica básica e de probabilidade e estatística. Ambos compõem o primeiro ano das engenharias.

Os interessados devem se inscrever a partir de hoje no Veduca (veduca.com.br), plataforma na internet que reúne os cursos.

Qualquer pessoa pode se inscrever, embora esses cursos tenham sido elaborados tendo em mente um estudante do primeiro ano de um curso de engenharia.

O curso de física tem 45 videoaulas, que são acompanhadas de exercícios. As atividades devem levar pelo menos três meses para serem concluídas.

Ao final, há um exame. Se aprovado, o aluno ganha um certificado que não vale, ainda, como crédito de graduação ou de pós-graduação. Há, entretanto, uma possibilidade de, no futuro, alguns cursos de engenharia passem a usar o certificado do curso online como crédito.

No curso de probabilidade e estatística, as videoaulas duram em média 15 minutos. Importante dizer que, nesses cursos online, o aluno pode estudar, assistir as videoaulas e responder aos exercícios em seu computador, nos horários que lhe forem convenientes.

O modelo da USP segue plataformas já usadas com sucesso nos Estados  Unidos como edX (com 59 cursos) e Coursera (com 386 cursos), de universidades de ponta como Harvard e o famoso Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Nessas plataformas, há cursos nas áreas de Ciências Exatas, Humanas e Saúde. A USP também quer expandir a oferta no futuro – o que é excelente.

Cursos no Brasil:

Veduca: www.veduca.com.br

Cursos no exterior (para quem fala inglês):

edX: https://www.edx.org/

Coursera: https://www.coursera.org/

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: