O povo nas ruas

manifestoA população – jovens principalmente – protesta em todo o país, na maior manifestação dos últimos vinte anos.

Os motivos são os mais diversos. Políticos e jornalistas estão perplexos. Cada um analisa os acontecimentos a partir de sua ótica particular, buscando explicações – por vezes apressadas – sobre o fenômeno.

Minha impressão é que cada um dos motivos alegados para os protestos – preço das passagens de ônibus, solidariedade aos manifestantes de São Paulo, críticas aos gastos com obras de estádios ou a PEC 37 – são apenas gotas no grande copo das insatisfações que atingem a população brasileira.

A população está indo às ruas porque há uma insatisfação generalizada e difusa com aquilo que Brizola definia como “o que está aí”.

Assim, cada um busca a sua forma de expressão e o resultado é essa grande massa que protesta pelas mais diferentes razões. Há, inclusive, os que protestam e não sabem exatamente contra quê, as protestam porque percebem claramente que a situação global do País não é boa.

Enquanto essa perplexidade não for superada pela racionalização, o caminho é o da assimilação que levará à compreensão do que está ocorrendo. Só então será possível fazer uma avaliação precisa.

Por ora, algumas coisas são certas e não podem ser escamoteadas.

Uma delas é que há uma  insatisfação geral, especialmente entre os jovens.

A segunda: esse quadro de insatisfação tem a ver com a falta de sintonia entre o que a população quer e o que as autoridades fazem.

O pior equívoco que uma autoridade pode cometer é desconsiderar ou tentar desqualificar essas manifestações, pois elas não representam iniciativas políticas pré-direcionadas. Elas são legítimas e refletem o sentimento popular.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: