O legado de FHC

bolo 2Ontem, o PSDB fez uma pequena solenidade para inaugurar a exposição em homenagem aos 25 anos do partido e  19 anos do Real. Os painéis mostram os anos do governo Fernando Henrique Cardoso e a estabilidade econômica conquistada com o Plano Real, bem como as  conquistas sociais e avanços vividos pela população brasileira devido  às ações tucanas.

Na solenidade falaram apenas o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, e o presidente de honra do Partido, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso,  que ontem completava 82 anos e que é o grande estadista da história recente do Brasil.

A exposição pode ser visitada até dia 4 de julho no corredor de acesso ao plenário da Câmara. A mostra revela a revolução na saúde promovida pela gestão tucana, que abriu espaço para os medicamentos genéricos e criou o tratamento gratuito de pacientes de aids; e o choque de gestão promovido pelo governo tucano.

Ao lado de fotos de momentos históricos para a legenda, textos explicativos resgatam os principais acontecimentos, como o lançamento do Plano Real e o combate à inflação durante o governo Itamar, sob o comando do então ministro da Fazenda Fernando Henrique. A inflação foi controlada e caiu de 47%, em julho de 1994, para uma média mensal de 0,74% até o final do governo FHC. A moeda forte inicia um novo tempo de estabilidade e de conquistas sociais no país.

Também estão lá os programas que deram rumo à educação e à saúde durante os oito anos de gestão tucana. É o caso do Fundef, instrumento de financiamento do Ensino Fundamental, um dos responsáveis pela universalização do ensino. Outros momentos importantes são o Saúde da Família, que alcançou 55 milhões de brasileiros, a política de prevenção à aids, idealizada pelo então ministro José Serra, e a aprovação da emenda 29, que garante mais recursos para a saúde.

A revolução social promovida nas cidades e estados governados pelo partido e em nível nacional é relembrada em vários trechos, assim como a menção a programas sociais iniciados pelo PSDB. O Programa Alvorada, liderado por Ruth Cardoso, é um deles. Foi o responsável por investimentos no acesso à energia elétrica e ao saneamento básico, além do estímulo ao turismo e à alfabetização de adultos. Bolsa Escola, Bolsa Alimentação e Auxílio Gás são alguns dos programas criados pelo governo tucano, que em 2001 criou o Cadastro Único para unir as políticas sociais.

A promoção de políticas para as mulheres também é lembrada, com destaque para a formação do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres, em 1992, e a criação da Secretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres. Outra importante lembrança é ao Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti).

FHC

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: