A Pérola do Tapajós

tapajos-and-amazon-rivers

Santarém (Foto do Tripadvisor)

Amanhã Santarém completa 352 anos.  E aqui vão meus parabéns antecipados para uma das mais belas cidades paraenses. Eu poderia citar a importância econômica da cidade, seus sítios arqueológicos, a performance de sua população na área educacional, a beleza de sua arquitetura colonial e a riqueza de sua história. Mas tudo isso está ao alcance de um clique, como este aqui.

Por isso, opto pelo depoimento pessoal para homenagear a bela Santarém. Uma cidade cheia de duplos significados: é brasileira, embora tenha nome de distrito português. Uma beleza debruçada sobre um rio de águas verdes-esmeralda que caminha com um  outro, gigante barrento. A união das águas é, também, uma grande metáfora de Santarém e bem traduz o espírito da cidade: acolhedora, que estende a mão e caminha lado a lado, imperturbável, com os que são diferentes dela mesma. Por isso, Santarém  ganhou a fama de tradicionalmente respeitar a diversidade e receber com atenção e alegria seus visitantes – turistas, estudantes e trabalhadores que vêm de outras terras.

Santarém, pérola do Tapajós, terra onde a cultura se ergue, vitoriosa, fazendo brotar a beleza do Sairé e o talento indiscutível de mestre Isoca, Ruy Barata, Sebastião Tapajós, Emir Bemerguy, João Fona e Dica Frazão, entre tantos filhos que cultivaram a arte. Pedaço de chão de onde se fez a delicada cerâmica, de refinada apresentação. Terra de fartura de águas e de tucunaré. Lugar de sonhos que, nos meses de verão, faz emergir as claras areias da paradisíaca Alter do Chão.

Parabéns, Santarém!

Anúncios

Tags: ,

Uma resposta to “A Pérola do Tapajós”

  1. Augusto Aguiar Says:

    Os filhos mocorongas equidistantes da terra mãe felicitam-se nesta data com seus compatriotas. Parabéns Santarém, Parabéns Dr. Nison Pinto sempre presente nos momentos marcantes e essenciais da história de nosso Estado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: