A voz das ruas e a surdez do governo

cegoe surdoO tema da mobilidade urbana, e particularmente do transporte coletivo, é claramente dominante nas manifestações que agitam o Brasil, há três semanas. E, com justa razão, pois o transporte em nossas cidades transformou-se em tormento para os brasileiros, em consequência das prioridades equivocadas adotadas pelo governo, nos últimos dez anos.

Explico: no afã de apoiar a indústria automobilística, base dos trabalhadores metalúrgicos do ABC paulista, o governo federal vem incentivando a produção de automóveis, com oferta de crédito e isenção de IPI, medidas que resultam, de um lado, no empobrecimento dos municípios (leia aqui do que se trata) e, de outro, no entulhamento de nossas ruas e avenidas, não preparadas para receber essa frota adicional.

O estimulo ao transporte individual não foi compensado por uma política de investimentos na melhoria dos transportes públicos e o resultado foi o caos, expresso nos engarrafamentos quilométricos e na insatisfação generalizada, que vem sendo levada às ruas em reiterados protestos.

Claramente, essa foi uma prioridade equivocada. E o governo federal, que errou uma vez, parece firmemente decidido a errar de novo. Mesmo com as ruas clamando por transporte público de qualidade, o governo escolheu, em vez de apoiar projetos direcionados para atender a essa demanda popular, levar avante o polêmico projeto do trem-bala, uma iniciativa cara (R$ 30 bilhões) e que só beneficia o Rio de Janeiro e São Paulo.

Esse dinheiro seria suficiente para construir metrôs e BRTs em várias cidades do país, mas infelizmente não será utilizado para esse fim,  porque o governo continua olhando para poucos e deixando a grande maioria da população desamparada.

O povo acordou, mas o governo continua dormindo e nem as vozes das ruas conseguem despertá-lo de sua inércia. As ruas gritam, mas o governo é surdo.

E vai errar de novo, mesmo com o país inteiro alertando para o problema.

 

Anúncios

Tags: , , ,

2 Respostas to “A voz das ruas e a surdez do governo”

  1. Noberto Moraes Brabo Says:

    Deputado Nilson Pinto, o senhor é um parlamentar de ronome, o que o senhor está fazendo como um representante do povo para fazer com que o governo acorde? Eu sou paraense, e no m omento estou residindo em Ariquemes, mas eu lhe conheço e acredito que o senhor fará alguma coisa pelo seu povo. Um abraço.

    • nilsonpinto Says:

      Norberto, estou trabalhando arduamente em minha missão parlamentar, cumprindo meus deveres de deputado com a máxima seriedade e compromisso. Por outro lado, dentro dessa missão parlamentar, também critico, participo de discussões em busca de soluções e novos rumos, alertando para os erros que detecto. Não sou deputado da base de apoio do governo. Sou da oposição, mas faço todo o esforço possível que um parlamentar de oposição deve fazer a fim de contribuir para melhorar nosso país. Lamento apenas que o governo ouça tão pouco. Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: