A Pérola do Caeté

bragançaBragança chega amanhã aos 400 anos. Mítica cidade que é resumo da história que marca nossa terra brasileira e perfeita tradução de nossas origens nativas com influências europeias.

Emoldurada por um cenário natural deslumbrante, a terra dos tupinambás testemunhou a chegada à região do Caeté dos franceses, liderados por Daniel La Touche, Senhor de La Ravardière, em 8 de julho de 1613. Era o sonho de uma França equinocial.

Desde então, a cidade centenária não deixou de registrar, em suas ruas e tradições, a longa trajetória que une dois continentes.

Desde a época colonial, da Vila Souza do Caeté, passando pela inauguração, em 1908, da Estrada de Ferro Belém-Bragança (desativada em 1965), pelo centenário casario que evoca eras longínquas, pela marujada que atravessa os séculos, Bragança guarda a senhorial majestade de quem se sabe quatrocentão e digno de respeito. Mesmo tão antiga, é pela graça de sua gente que a cidade mantém o frescor da juventude e a leveza dos lugares calmos, onde a beleza faz morada.

E nem se poderia deixar de mencionar a riqueza natural dessa terra, sinônimo de fartura de peixes, onde a beleza do oceano é emoldurada pelas claras areias de Ajuruteua. Terra onde os imensos manguezais dividem o espaço com a ilha do Canela, que abriga o maior ninhal de guarás do mundo.

Querida Bragança: quem já percorreu suas ruas históricas, caminhou pela praça matriz, viu o obelisco, pôs os pés nas lindas praias, contemplou as vilas de pescadores e encantou-se com as festividades em honra de São Benedito, não te esquecerá jamais.

Leia aqui a história de Bragança

Bragança na Wikipedia

Saiba mais sobre os índios Tupinambás

Saiba mais sobre Daniel de La Touche, Senhor de de La Ravardière

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: