1984 é agora

obama-big-brotherO mundo aos poucos se dá conta dos desdobramentos cada vez mais impressionantes da espionagem ampla, geral, irrestrita, universal e cibernética que os EUA estão fazendo (leia aqui). E nós, os espionados, que tivemos nossa intimidade, telefonemas, fotos familiares e dados pessoais devassados, agora somos convidados a repensar a realidade diante de nossos olhos.

Constato que 1984 chegou. Saiu das páginas da obra-prima de George Orwell direto para nossas vidas. E trouxe duas revelações que Orwell não previu: a) a maior democracia do mundo está flertando com a ideia de se transformar em uma grande ditadura universal; e b) o Big Brother atende pelo nome de Barack Hussein Obama!

Por que razão a mais poderosa Nação do planeta violou emails, grampeou telefones, bisbilhotou perfis em redes sociais e imiscuiu-se na vida da população global?

Um aspecto que deve ser considerado: a massa de informações armazenadas é tão fantástica que o volume impossibilita seu uso preventivo contra o terrorismo. Ou seja: não dá para analisar todo essa considerável quantidade de dados a tempo de prevenir atentados iminentes. Portanto, essa desculpa é esfarrapada e inaceitável.

Assim, como interpretar o esforço americano em vigiar cidadãos de todo o mundo? Isso só se explica pela intenção de usar as informações para aumentar seu poder de pressão. No popular, isso significa chantagear parceiros e adversários para obter vantagens políticas e comerciais.

É irônico que Orwell, crítico feroz da vigilância comunista sobre os cidadãos, tenha inspirado a autointitulada pátria das liberdades individuais a adotar as práticas vis do grande irmão onisciente.

Concretamente, o que fazer? A curto prazo, protestar, só ou junto com os demais espionados para constranger os americanos e frear, no que for possível, o processo de dominação pela informação. A médio e longo prazos, investir em ciência e tecnologia, visando agregar conhecimento para nos defender no futuro.

Aqui, não há alternativa: quem sabe mais sofre menos.

 

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: