Leilão do pré-sal

leilao-de-libra-pre-sal-dilmaQue o pré-sal é importante, isso ninguém discute. Mas o modelo de leilão adotado pelo governo Dilma para o pré-sal é altamente questionável. A longo prazo, provocará a perda de trilhões de reais para os cofres públicos.

O regime de partilha que o governo escolheu é muito falho, pois afastou as grandes petrolíferas do leilão e impediu que houvesse uma boa e saudável concorrência. Para piorar, a Petrobras participa com 40% do projeto, enquanto os 60% restantes caberão aos estrangeiros. Com isso, nossa combalida Petrobrás, já endividada e corroída pela recente má gestão, deverá ser obrigada a arcar com o pagamento de R$ 6 bilhões!

Ou seja, quem perde somos nós!

O mais doloroso é que brigamos muito, aqui no Congresso Nacional, para destinar os recursos do pré-sal para a saúde e a educação. Aprovamos essa matéria cheios de esperança no futuro do Brasil. E agora esse futuro foi vendido a preço de banana.

Pior é vermos o governo festejando, como se esse leilão fosse uma grande vitória. Enquanto, na verdade, foi um péssimo negócio para o futuro do Brasil.

Por isso, vale a pena transcrever a análise irrepreensível de José Serra a respeito do leilão do Pré-Sal: “O PT transformou uma facilidade, que era o sistema de concessões na área do petróleo, numa dificuldade, que é esse regime de partilha”.

Tags: ,

Deixe um comentário