Contra fatos não há argumentos

freireO Ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, criou uma série de técnicas para manipular a população da Alemanha durante o tempo do Nazismo. Foi assim que convenceu os alemães a cometerem ou se calarem perante tantos crimes.

Passado mais de meio século, aqui no Brasil, em plena propaganda para a Presidência da República, vê-se, com espanto e desgosto, que ressurgem várias dessas técnicas de manipulação das massas.

Uma delas é que se uma mentira for repetida por bastante tempo, ela se tornará verdade aos olhos da população.

Foi o que aconteceu com o Bolsa Família. Na realidade, os vários programas iniciados no governo de Fernando Henrique Cardoso – como o Bolsa Escola, o Bolsa Alimentação, o programa Auxílio Gás e o Cadastramento Único do Governo Federal – foram reunidos no governo de Lula em um só programa social, que passou a se chamar Bolsa Família. E mais: a unificação dos programas para a criação do Bolsa Família foi sugerido a Lula pelo governador de Goiás, Marconi Perilo, que é do PSDB! No vídeo abaixo, em cerimônia oficial, Lula reconhece que Goiás é o Estado que mais tem políticas de renda voltadas para os mais pobres e que Marconi Perilo foi o autor da ideia.

Faz parte da grandeza de um homem público não mentir e reconhecer os méritos de seus adversários. Foi o que fez Fernando Henrique, quando – ao lançar o Bolsa Escola – lembrou que teve inspiração no governador petista do Distrito Federal  Cristovam  Buarque, e no prefeito de Campinas, o tucano José Roberto Magalhães, que já haviam implantado programas semelhantes. Inclusive FHC deu ao programa o mesmo nome adotado por Cristovam Buarque no DF, apenas acrescentando a palavra federal. E, assim, a iniciativa passou a  se chamar “Bolsa Escola Federal”.

É óbvio que o governo do PT ampliou o número de beneficiados pelo Bolsa Família. Não há mal algum em reconhecer isso. O ruim é o PT trazer só para si o mérito e mentir sobre o feito de seus adversários.  Como confiar num governo mentiroso?

Veja aqui as provas:

Vídeo do lançamento do Bolsa Família, em que Lula reconhece que o programa lhe foi sugerido pelo governador de Goiás, Marconi Perilo:

https://www.youtube.com/watch?v=FVHwrRhvr5c

Íntegra da Lei 10.836, que criou o Bolsa Família:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.836.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: